quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PROBLEMAS INTERNOS

Quando nos enchemos de temor, preocupação e receio, não só não resolvemos os problemas como acabamos criando mais um! Os temores nos ferem por dentro no mínimo o mesmo que os problemas nos ferem por fora. O apóstolo Paulo falou sobre isto num momento de grande luta pela qual passou: “Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso algum; antes, em tudo fomos atribulados: por fora combates, temores por dentro”. (2 Coríntios 7.5)
Ele afirmou que tanto lutava com os combates de fora como com os temores de dentro. O medo e a preocupação são aliados dos inimigos externos. Não só não os vencerão como ainda minarão nossa força e nos conduzirão à derrota.
No Velho Testamento, Deus chamou esta parceria (do medo que fere por dentro da mesma forma que o problema fere por fora) de uma maldição a vir sobre os que se rebelam contra Ele:  “Por fora, devastará a espada, e, por dentro, o pavor… ” (Deuteronômio 32.25)
O Velho Testamento tem várias passagens onde vemos que os medrosos eram dispensados da guerra. Pois alguém com medo em seu coração às vezes se torna mais perigoso que o inimigo do lado de fora. O medo tem o poder de roubar a nossa força e capacidade de vencer. É por isso que precisamos tanto da paz interior…
Mas como podemos desfruta-la? O profeta Isaías falou sobre a confiança se manifestando por meio de uma mente firme no Senhor. Outras versões usam o termo “propósito firme”, o que também reflete uma atitude interior.
Deus prometeu conservar em paz somente aquele que tomasse uma atitude em seu íntimo. A paz de Deus não está ligada às nossas ações, mas a uma atitude interior. Observe o que Cristo ensinou:
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário