quinta-feira, 11 de novembro de 2010

D E S Â N I M O


1Rs 19.1-17 
Elias era um profeta com um poder espiritual incomparável. Ele já tinha mostrado o quanto Deus estava do seu lado e o usava. Logo depois do episódio do “desafio” aos profetas de Baal, quando ele joga água no altar e o fogo de Deus desce sobre a oferta, e ele mata à espada aqueles profetas, Elias cai em desânimo. Jezabel, a esposa de Acabe, o rei de Israel, promete matá-lo. Diz a Bíblia que Elias, o grande profeta, teve medo e fugiu. Ele é tomado de desânimo e prefere morrer. Leia o texto e você verá que o Senhor vai atrás de Elias, dá a ele alimento e água, mas ele continua desanimado. Entra numa caverna e se esconde. Deus manda ele sair. O Senhor tinha um plano para tudo aquilo. Então Elias vence o grande gigante do desânimo.
O que você precisa saber para vencer o desânimo?
1. O desânimo aparece até mesmo na vida do mais forte e preparado
Não pense que o desânimo é algo que só acontece na vida de fracassados e fracos. Não! O desânimo acomete até mesmo os fortes, como foi o caso de Elias. Quem poderia dizer que um homem que falava com Deus ficaria em algum ponto desanimado? Então não pense você que é imune ao desânimo. Fique alerta. Aprenda os sinais e razões que levam à vontade de desistir. O Inimigo usa este gigante para afrontar você.
2. A realidade fica distorcida na mente de quem se deixa vencer pelo desânimo
Quando você se deixa levar pelo desânimo, você coloca um óculos que aumenta os problemas. A realidade fica distorcida. Deus está mostrando que a coisa não é tão feia como parece, mas o desânimo faz com que você veja o problema maior do que realmente é. Seja na saúde, em casa, no trabalho. Isso acontece porque quando você se rende ao desânimo, você desce, você olha de baixo para cima. Nem ventila a hipótese de que o Senhor está no controle da sua vida.
3. O desânimo começa a ser vencido quando você resolve sair da caverna
O texto diz que Elias começou a fugir. O Senhor dá comida (pão sobre brasas e água) e diz que o caminho seria longo. Mas Elias tem um discurso ensaiado. Ele repete esse discurso duas vezes. “Senhor, só eu sobrei e também estão querendo me matar...”. Ele nem pára para pensar que o Senhor acabara de fazer um milagre de preparar um pão sobre brasas no meio do deserto. Ele não vê que o milagre já começou. Ele continua desanimado e entra numa caverna. O Senhor tem que perguntar o que é que ele estava fazendo dentro da caverna. Deus manda que ele saia. Vem um vento impetuoso, vem um terremoto, mas o Senhor não estava nessas manifestações. O Senhor estava no silêncio. Faça silêncio para ver o que o Senhor vai lhe dizer. Quando Elias sai da caverna o desânimo dele começa a ser vencido!
4. O Senhor já tem uma solução para a causa do seu desânimo. Fique atento ao Ele irá dizer e obedeça!
Quando Elias sai da caverna o Senhor diz o que ele tinha que fazer. O Senhor diz: “Elias, você vai ungir um novo rei em Judá, outro rei em Israel e o seu sucessor... Eu já tenho tudo resolvido. E tem mais, Elias, você não está sozinho, não! Tem mais sete mil homens em Israel que permaneceram fiéis a mim!”. Elias vai e obedece ao Senhor. Lembre-se que o Senhor é expert em transformar a desgraça em bênção. Leia o Salmo 77. Asafe está desanimado. Acredita que o senhor o abandonou. Mas então ele se lembra do que o Senhor já fez. Isso alimenta o seu novo ânimo! Que você também use este recurso ao ficar desanimado. Lembre-se do que Senhor já fez! A maior maravilha que ele fez por você foi enviar o Seu Único Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz para perdão dos seus pecados.
Quero deixar um último texto. Um texto escrito por um homem que tinha todas as razões para desistir, de tanta perseguição, de tantas vezes que foi preso, humilhado e açoitado por causa da sua fé. É Paulo. Ninguém tinha mais razões para desanimar do que ele, mas veja o que ele escreveu:
De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.
Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.
Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal.
Então se levante e sai desta caverna que o inimigo quer te aprisionar. E tenha a certeza que os olhos do senhor estão sobre você neste dia!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário